A função deste sistema é manter o motor na temperatura ideal de funcionamento. Este sistema funciona com água e aditivo, sendo que a composição é feita com 50% de água desmineralizada e 50% de aditivo a base de etileno glicol.
Veja os componentes que fazem parte deste sistema:
Bomba d´água
Tem por função proporcionar a circulação da água em todo o sistema, para que seja feita a troca de calor entre a própria água e as peças do motor do carro.
Válvula termostática
A sua função é segurar a água que já está em contato com o bloco do motor para que a mesma atinja a temperatura perfeita de trabalho. Quando o motor atinge essa tal temperatura a válvula termostática se abre e permite a passagem de água para o radiador do veículo, criando desta maneira um novo ciclo de resfriamento no motor
Reservatório
É aqui que fica guardado a água do sistema. É neste reservatório que é verificado o nível do líquido do sistema de arrefecimento.
Aditivo
A sua principal função é fazer com que a água do sistema não ferva e nem congele, fazendo com que o motor continue com o nível adequado de temperatura enquanto está em funcionamento. Também atua como proteção às peças do sistema para não oxidarem.
Radiador
A sua principal função é reduzir a temperatura do líquido do arrefecimento.
Sensor de temperatura
A sua função é informar a temperatura do motor (temperatura do líquido do arrefecimento) ao módulo de injeção eletrônica.
Eletroventilador ou ventoinha
A sua função é ventilar o radiador do veículo para que a troca de calor entre o líquido do arrefecimento que passa nas aletas do radiador e o ar atmosférico seja feita de maneira mais rápida. Em resumo é ele quem resfria o radiador.
Termo interruptor
A sua função é realizar o acionamento do eletroventilador, sempre dependendo da temperatura do líquido de arrefecimento.
Mangueiras
Servem para fazer o transporte do líquido de arrefecimento.
IMPORTANTE:
Abasteça o sistema sempre com o líquido certo (aditivo + água desmineralizada).
É importante lembrar que colocar apenas água da torneira, ao invés da mistura
com os fluídos específicos, pode danificar o veículo.
Realize as revisões periódicas de seu carro aqui.
Cuide bem do seu carro, as revisões periódicas são essenciais para manter o bom funcionamento e garantir a sua segurança.